MINIATURAS RN

15 de fevereiro de 2013

Dicas para Diorama - arame farpado

          Muito do que fiz até hoje aprendi sozinho experimentando materiais, porém acerca de seis meses quando descobri o que seria "plastimodelismo", passei a visitar alguns sites especializados e observar algumas técnicas que valorizaram ainda mais minhas criações. 
          Embora o que faço não chegue perto de trabalhos de plastimodelismo, tento compartilhar algumas destas técnicas, como a que segue abaixo retirada de um link especializado e reproduz com simplicidade e criatividade uma peça de arame farpado, que provavelmente devo utilizar em meu próximo projeto que deve ser uma equipe da metropol em ocorrência numa área rural de Mossoró. 




Como fazer arame farpado?



         
Materiais: Alicate de corte, Alicate de bico, Pincel, Tinta cinza, Tinta marrom, Arame fino ou fios de telefone (fios de bobinas/reles ou de carregadores de celular), Cola superbonder, Chave de fenda ou espetos de churrasco
 

          Começar cortando um pedaço longo de arame. Dobrar então pela metade e amarrar um lado ao palito (usado como uma âncora) e o outro lado é amarrado a um peso (neste caso, uma chave de fenda). A chave de fenda é usada para torcer o arame.
 
 
Aqui é o arame depois de trançado.


          Depois se dá inicio as farpas do arame. Dar voltas no arame torcido com outro arame, normalmente uma laçada no arame de duas voltas e meia a cada 0,5 cm. Uma vez feita todas as voltas aplicar cola superbonder para segurar as voltas no lugar. Após a aplicação, com o arame bem esticado, dar um tranco para remover o excesso de cola.

 
Após aplicar a cola cortar o excesso do arame.
 

Após cortar o excesso de arame, colocar no formato desejado.


          Quando todo o excesso de arame for retirado, dar início a pintura  para dar aspecto de ferrugem.
 
         Bem simples, fácil e enriquece muito um diorama, aqui em Natal é possível encontrar em lojas especializadas como a Criando Arte na Av. 10, pedaços de arame de diversas cores e espessuras, além de alguns já com o formato "enrolado" acima mostrado, apenas um pouco grosso para um projeto 1:24 ou menor. 

Exemplo em um diorama:

IMG_6967a.jpg

Autor: Marcos Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugeito a avaliação do moderador