MINIATURAS RN

10 de fevereiro de 2013

CIPAM - Companhia Independente de Proteção Ambiental


         
          No início do ano de 1997 o Comandante Geral, Cel Gadelha e o Comandante do CPC - Comando do Policiamento da Capital, Cel Paiva, convocaram o então 2º Ten Arthur e determinaram que selecionasse 40 alunos soldado em formação, 20 no 4º BPM e 20 no Corpo de Bombeiros, para concluir sua formação no Bosque dos Namorados e assim criar um policiamento voltado a proteção do meio ambiente e possibilitar a segurança aos frequentadores da área de uso público do Parque das Dunas que estava depois de reformado, sendo reaberto a visitação.
          No 4º BPM nas turmas coordenadas pelo 2º Ten Geovane, foi possível selecionar dentre os voluntários, os que já possuíam experiência militar, já no Corpo de Bombeiros não houve esta possibilidade.
          Iniciado o treinamento, aos poucos o Cel Gadelha, um entusiasta desta modalidade de policiamento e o Cel Paiva foram selecionando graduados para nos auxiliar e posteriormente o competente 1º Ten Flávio que acabou tornando-se o primeiro Comandante desta Unidade, que logo após incorporar o efetivo da PMTur teve sua primeira denominação: Companhia de Proteção Ambiental e de Apoio ao Turismo - CPPAAT.
           Criada oficialmente através da Portaria Nº 013 de 04 de setembro de 1997, publicada no BG nº 168, de 5 de setembro de 1997, a  CPPAAT foi ativada, no dia 6 de setembro de 1997, com uma composição inicial de aproximadamente 100 policiais militares, destinados à proteção, fiscalização, conservação e preservação dos recursos naturais, da segurança dos visitantes e usuários do Bosque dos Namorados e do policiamento das praias urbanas da Capital.
          Com a necessidade de ampliar seu efetivo para atender novas áreas de atuação, foi desmembrada do policiamento turístico e criada através do Decreto Nº 18.058, de 07 de Janeiro de 2005, a Companhia Independente de Proteção Ambiental – CIPAM, que vem a ser um órgão de execução e unidade operacional subordinada ao Comando de Policiamento da Capital – CPC, com sede em Natal – no próprio Parque das Dunas – e que atua em todo os Estado do Rio Grande do Norte com o objetivo de defender o Patrimônio Ambiental.
          Ainda não havia reproduzido nenhum veículo da CIPAM em virtude de não possuírem nada de especial na pintura que possibilitasse isto, contudo, com a nova padronização da PMRN, estou fazendo a primeira tentativa.
          Desta vez começando de traz para frente, a base foi elaborada para lembrar um piso de área rural ou litorânea, com muitas pedras, areia, troncos, etc...


           Esta imagem mostra a primeira aplicação da cor (verde musgo - 513) da Acrilex, serão necessárias mais duas no mínimo para uniformizar.
            Dentro do padrão da pintura das viaturas da PMRN, este deverá ser o utilizado pela CIPAM, ainda não vi nenhuma pintada ou plotada, porém não deve fugir muito do resultado final desta miniatura.
Já com as três aplicações do verde e uma do branco, além das correções com pincel de ponta fina. 


 Após a remontagem, iniciamos a adesivagem.








Adicionando alguns detalhes antes de inserir na caixa protetora
 Esta caixa é confeccionada em acetato razoavelmente fino e protege principalmente da poeira


 Concluída


    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugeito a avaliação do moderador