Estas imagens são para quem tem ao menos 20 anos de Polícia Militar no Estado do Rio Grande do Norte, Era o início das tentativas de um padrão próprio para identificação das nossas viaturas (imagens de acervo próprio e retiradas da revista ação policial número 28).
Infelizmente não tenho fotos coloridas de antes de 1996, contudo ainda consegui observar a cor original destas kombis que após cumprirem sua missão na PM e serem descartadas em leilão, alguns de seus novos proprietários, mantiveram as cores azul claro e branco, retirando apenas as identificações em preto.
Viatura utilizada na Patrulha do Bairro no recém criado 4º BPM que ocupou as instalações da antiga empresa CAVIM no bairro de Igapó.
Várias Unidades foram criadas nos três anos do Comando do Coronel Luis Pereira, dentre elas o 4º e 5º BPM a Criação do Policiamento Escolar, a Companhia Feminina, embora não tenha sido ativado em seu comando, a criação do 3º BPM que tinha sede prevista para Macaíba, aquisição das viaturas e equipamentos para o projeto METROPOL, entre outros, que fortaleceram sua execução no Comando do Cel Altamiro Galvão de Paiva, ainda no Governo de José Agripino Maia.
1994 a CPE - Companhia de Policiamento Escolar que em seu projeto previa o policial residente, onde o PM e sua família morariam na própria escola, na foto abaixo já em 1997, já desativado o policiamento escolar, quando o veículo mesmo com a identificação da CPE, era utilizado pelo efetivo do Pelotão de Turismo.
Tenho duas fotos de viaturas com este padrão, pouco utilizado e logo substituído pelo modelo com faixas amarela e cinza, padrão no Governo Garibaldi.
METROPOL
Foram adquiridas para este projeto, 09 D-20 Veraneio, 06 D-20 Caminhonete, 03 Caminhões Choque, o saudoso "espinha de peixe" (foto abaixo), 06 Paratis, 15 Gols, 04 Bugres e 06 motos.
Esta é para quem tem boa memória, a "Operação Elefante" previa a fiscalização nas estradas federais pelas polícias militar, civil e o fisco em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, e tinha como objetivo "inibir a ação de assaltantes de bancos, o combate à droga, roubo de carros e o contrabando".
A idéia era um trabalho semelhante ao executado pela PM da Paraíba com a sua Manzuá. Não faço idéia das cores originais, suspeito que estas faixas sejam verde e amarela como eram pintados os veículos oficiais do estado à epoca, lembro de ver algumas ambulâncias com padrão semelhante.
Puxando pela memória, acho que a pintura era parecida com a imagem abaixo.